quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Adolescentes estão preparados para iniciar sua vida sexual?

      A adolescência é uma etapa de transição da vida, onde você não é  criança mas também ainda não é adulto. É considerado um período de transformações, onde o corpo cresce mais rapidamente e a puberdade se inicia. A sexualidade é uma força desde os estágios mais prematuros da vida, mas é na adolescência que esta está "à flor da pele", com a mudança do corpo, da cabeça e dos hormônios.

      Nas meninas, a sexualidade normalmente começa a desabrochar depois do surgimento da 1º menstruação, com o crescimento dos seios, o aparecimento dos pêlos nas axilas e na genitália e o aumento da oleosidade da pele. Enquanto nos meninos ocorrerá um amadurecimento dos testículos e da bolsa escrotal, em seqüência, o crescimento do pênis e a primeira ejaculação. Vai haver também uma intensificação na transpiração, aparecimento de acne, desenvolvimento da musculatura e engrossamento da voz.
      De acordo com a pesquisa do Congresso da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, o início da vida sexual está ocorrendo cada vez mas cedo, em torno de 12 a 17 anos.
      Entretanto, será que os adolescentes já estão preparados para iniciar sua vida sexual?
     Todos nós temos o direito de definir a melhor idade, porém o sexo entre adolescentes, na maioria das vezes é feito sem as orientações e prevenções necessárias para uma vida sexual satisfatória e segura. Os adolescentes estão se relacionando cada vez mas cedo e não tem autonomia nenhuma sobre como cuidar do seu próprio corpo. Esse é o fato que mas preocupa os especialistas, e não necessariamente a idade com que o sexo ocorre.
      O que se deve descobrir é o melhor momento para cada adolescente, além disso ao decidir que chegou a hora de ter a sua primeira relação sexual, deve-se escolher um método anticoncepcional para sua proteção e a de seu parceiro. E é importante que essa seja uma decisão pessoal, madura e responsável, livre de influências ou pressões. Então, se o adolescente já se sente preparado e completo para tal ato, não há nada de mal que tome essa iniciativa. Contanto que REALMENTE ele queira, e de modo seguro para evitar doenças sexualmente transmissíveis ou uma gravidez indesejada.
De resto, é só aproveitar!




Sexualidade e gestação na adolescência no Brasil em números


  •  Entre 14-15 anos em média dá-se a iniciação sexual
  •  Só 12,9% das meninas são levadas pelas mães, avós e tias para uma primeira consulta ginecológica antes de iniciarem sua vida sexual
  •  Em média 47,8% das adolescentes já tiveram uma ou mais gestações quando da primeira consulta
  •  O Brasil tem 35 milhões de adolescentes e 28% dos recém-nascidos são filhos deles
  • 60% dessas adolescentes grávidas afirmam nunca terem utilizado método contraceptivo ou deixaram de usar após um tempo, pois não acreditavam que isso poderia acontecer com elas
  •  Menos de 60% dessas relações sobreviveram até o nascimento dessa criança
  • Após um ano de vida, menos de 15% dessas relações terão os pais vivendo um relacionamento a dois
Fonte: Pesquisas apresentadas no Congresso da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de SP (Sogesp - outubro 2009)

Por Thamires Telles

Editorial

OLÁ PESSOAL!


O Blog Papo Aberto foi criado com o intuito de informar nossos internautas sobre assuntos e novidades sobre o universo feminino, saúde  e sexualidade. No blog você encontrará esclarecimento de dúvidas, divulgações de artigos, novidades e muito mais. Nós queremos que vocês nossos visitantes, se sintam a vontade para interagir com a gente, sem receio algum!
Um dos nossos maiores objetivos é conseguir mostrar que o blog pode ajudar na melhoria da educação, junto com os avanços tecnológicos.

E também, queremos tornar nosso blog um lugar de apoio para vocês que o visitam.
Por sermos estudantes de Jornalismo do 4° Semestre, esse é o nosso espaço para colocar em prática todas as técnicas que aprendemos até aqui.
Contamos com a ajuda e a colobaração de vocês, através de seus comentários e suas críticas também.
Obrigada desde já, e espero que vocês gostem do nosso trabalho e possam ter uma visão mais cuidadosa sobre os assuntos aqui debatidos.

Por Thamires Telles