quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Aprenda como colocar a camisinha masculina

Esta imagem foi retirada do site do Governo do Estado: http://www.amazona.org.br/camisinha.htm



Por Gabriela Marquez e Thamires Telles

Algumas doenças sexualmente transmissíveis que as pessoas devem conhecer

Doenças sexualmente transmissíveis ou DSTs, são doenças infecciosas que podem ser transmitidas através do contato sexual (poucos são os casos que ocorre por uma via não-sexual).
A transmissão dessas doenças só ocorre através do contato íntimo com a pessoa infectada, porque todos os organismos causadores morrem rapidamente se forem removidos do corpo humano. Apesar da área de contato ser normalmente as genitais, a prática de sexo anal e oral pode também causar infecções.
O tratamento é feito basicamente com antibióticos, mais os padrões dessas doenças são bastante variáveis.
Nós listamos para vocês algumas doenças e seus possíveis sintomas e tratamentos:


Sífilis
Doença infecto-contagiosa sistêmica que evolui de forma crônica e que tem períodos de aglutinação e períodos de latência. Pode comprometer múltiplos órgãos.
Transmissão: Relação sexual (vaginal anal e oral), transfusão de sangue contaminado, transplacentária.
Tratamento: Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente.


Gonorréia
Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de corrimento pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro freqüentemente é precedido por coceira na uretra.
Transmissão: Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um (a) parceiro (a) doente, o risco de contaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença.
Tratamento: Antibióticos.


Condiloma – HPV
Infecção causada por um grupo de vírus (HPV – Human Papiloma Viruses) que determinam lesões papilares as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor e verrugas. Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher. Em ambos os sexos pode ocorrer no ânus e reto, não necessariamente relacionado com o coito anal. Com alguma freqüência a lesão é pequena, de difícil visualização a olho nu, mas na grande maioria das vezes a infecção é assintomática.
Transmissão: Contato sexual íntimo. Mesmo que não ocorra penetração vaginal ou anal o vírus pode ser transmitido. Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias que não a sexual: em banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas e toalhas.
Tratamento: O tratamento visa a remoção das lesões. Eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente. Não existe ainda um medicamento que erradique o vírus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo. Já existem vacinas para proteção contra alguns tipos específicos do HPV, estando às mesmas indicadas.


AIDS (Sida – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
Síndrome causada pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV. O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas). Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunistas, que acabam por levar o doente à morte.
Transmissão: Sangue e líquidos grosseiramente contaminados por sangue, sêmem, secreções vaginais e leite materno. Pode ocorrer transmissão no sexo vaginal, oral e anal.
Tratamento: Existem drogas que inibem a replicação do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda não se pode falar em cura da AIDS.


As doenças oportunistas são, em sua maioria tratáveis, mas há necessidade de uso contínuo de medicações para o controle dessas manifestações.
Então pessoal a forma mais simples e fácil de se proteger é usando preservativo sempre!
Outra dica é fazer exames a cada 6 meses de checagem geral, inclusive seus parceiros.

                                         

Por: Thamires Telles